terça-feira, 30 de março de 2010

Celebração do Domingo de Ramos

Domingo de Ramos









A Festa do Domingo de ramos representa para nós Cristãos Católicos, a Entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Como havia dito o profetas Isaías e Zacarias aproximadamente setecentos anos antes.






Eis que o Senhor proclamou até as extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua recompensa diante dele” .Isaías 62:11


“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta”. Zacarias 9:9










Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e com ela um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei que o Senhor precisa deles. E logo os enviará. Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta: Dizei à filha de Sião: "Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga (Zacarias 9,9). Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então puseram em cima deles as suas vestes e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes e outras cortavam ramos de árvores, espalhando-as pela estrada. E as multidões, tanto as que O precediam, como as que O seguiam, clamavam: Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, entrando Ele em Jerusalém, toda cidade se alvoroçou e perguntavam Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia." Mateus 21:1-11.






A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém representa o apogeu do Cristianismo que virá após a ressurreição. A igreja de Cristo estabelecida sobre a terra. Este Cristo, se fez pobre para entrar em Jerusalém, mesmo sendo aclamado por todos como Rei. Ele o Senhor o Kyrius vem montado em um Jumentinho. Um animal que era escárnio para muitos naquele tempo e até hoje. Poderíamos pensar ele tinha que vim montado num imponente cavalo árabe ou em uma montaria onde todos poderiam ver a manifestação do seu poder. Mas no entanto a sua humildade é tamanha.

Sendo assim, deixemos de lado toda a nossa auto-suficiência, que muitas vezes nos impede de vermos o Cristo verdadeiro. O Cristo que sendo Deus, não usou tamanha condição para subjugar as pessoas. Mas entra naquela grande cidade, a cidade escolhida, num jumentinho pobre, fétido, talvez sarnento. Para nos ensinar que o caminho da salvação é o caminho da humildade. Muitos de nós seres humanos damos atenção as pessoas que tem grandes posses, que apresentam uma certa beleza física, que alguém nos impôs um dia. Não enxergamos a essência das pessoas somente à aparência. Deus ao contrário de nós enxerga a essência do ser.

os ramos que as pessoa sustentavam em suas mãos representavam a vontade de mudança, mudança política e econômica, pois aquele povo vivia sobre a subjugação dos romanos, e Cristo era o sinal de tal mudança. Mas não sabiam eles que o reino novo de Cristo era um reino que começava na humildade e terminava no céu.

Mas essa mesma multidão que almejava por justiça, foi novamente manipulada pelos poderes temporais para condenar o Cristo, o Rei dos Judeus. E assim o acusaria de ser impostor por fazer-se passar por Filho de Deus.

Assim a rica liturgia Católica coloca no mesmo dia o evangelho da Paixão de Cristo, para nos relembrar que o mesmo povo que aplaude também condena. Para mostrar o infinito amor que Deus teve por nós, ao enviar o seu filho para morrer no nosso lugar. Ele cordeiro sem mancha, o cordeiro que tira o pecado do mundo.

Celebrar essa semana e reviver o mistério central da nossa fé cristã.

E crer e confessar que “ Jesus Cristo é o Senhor . “





Nenhum comentário: