sábado, 8 de janeiro de 2011

Batismo do Senhor

A Manifestação do Senhor, nas águas do rio Jordão.


O Senhor Jesus em momento algum necessataria de ser batizado, pois ele é Deus. Mas assim o quis para nos dar exemplo ,que todos nós cristãos precisamos ser batizados para alcançar o reino dos Céus. O batismo é a porta de entrada para o reino dos redimidos, a santa igreja católica. Pelo batismo nos tornamos co-herdeiros do reino, participes da glória de Deus, como filhos amados do Pai.
No batismo ocorre a manifestação da trindade visivel, pois o filho é batizado, o Pai fala : " Este é o meu filho amado em que coloco toda a minha complacência." O espirito manifestado em forma corporea de pomba.
Assim entendemos o que nos diz o apostolo João. " Todos os que crerem nele deu o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram da vontade da carne, nem da vontade do sangue mas do próprio Deus." ( JO 1,12-13)
Pelo batismo renascemos para uma vida nova, nascemos de novo. O primeiro nascimento nascemos com o pecado original como nos atesta o livro de genesis no capitulo 3.
" Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu no pecado" ( Sl 50,7)
ou ainda : " Por um só homem entrou o pecado no mundo e com a ele a morte, assim a morte passou a todo genero humano, porque  todos pecaram . " ( Rm 5,12).
Então todos nós nascemos com o pecado original, por isso e que morremos e adoecemos.
Na igreja catolica há dois tipos de batismo por efusão e por emersão.
Efusão ( ato de jogar agua na cabeça) emersão ( ato de emergir em pia batismal ou em rios, lagos e outros)
Por que Jesus disse em João 3, na conversa com Nicodemos " Aquele que não nascer da água e do espirito), não disse aquele que não nascer do rio. Por isso o nosso batismo em feito em água. No dia de pentecoste os 4 mil homens que relata o livro de atos dos Apostolos foram batizados em piscinas, porque em Jerusalem não existia rio perto e sim grandes piscinas que os romanos usavam.
Jesus nos mandou batizar a todos crianças, jovens, adultos e idosos. " Ide pelo mundo e anunciai o evangelho a toda criatura, batizando as em nome do pai , do filho e do espirito santo."

Deus não faz acepção de pessoas, por isso ele quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Somos batizados para a missão de anunciar o reinos de Deus as pessoas. Pelo batismo nos tornamos reis, profetas e sacerdotes. Muitos católicos foram simplesmente batizados mas não vivem o seu batismo. Não vão a igreja, não participam dos movimentos e pastorais.

Nenhum comentário: