terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quaresma : Tempo de Conversão

Nesse tempo de quaresmal, somos chamados pela mãe igreja, a uma profunda mudança interior, a uma reflexão de vida. Repensar nossos pensamentos, nossas ações... Um tempo propício de conversão. Converter significa voltar do caminho onde estamos, repensá-lo. Quaresma então é tempo de graça, tempo de Kairós. Tempo de nos interiorizar,praticando a Oração, o Jejum e a Caridade. Tempo de grande preparação para o ápice do Cristianismo a " Páscoa". Reviver a cada ano esse tempo de graça é relembrar nessa quarentena de oração, os quarenta anos de caminhada do povo Hebreu rumo a terra prometida de Canaã, onde corria leite e mel. Relembrar também os quarenta dias que o profeta Jonas caminhou na cidade de Ninive, proclamando a palavra de Deus, afim de que aquela cidade se convertesse ao Deus verdadeiro. Relembramos também os quarenta dias que o nosso Senhor Jesus Cristo, esteve no deserto em jejum em oração para iniciar a sua jornada. Onde foi tentado pelo demônio. A Quresma tem inicio na celebração das Cinzas e o seu término na quinta-feira santa, na última ceia de Jesus. A cor litúrgica para esse tempo é o roxo, que lembra a penitência.


Celebração das Cinzas


" Rasgai os vossos corações e não as vestes." ( Joel 2,1s)

A celebração da cinza que nos remontar o sentido do nosso nada diante do nosso Deus, a cinza é sinônimo de penitência. Em diversas vezes na biblia o povo se cobriu de cinzas, clamando de Yavé o perdão e a misericódia para os seus pecados. Biblicamente falando a celebração da cinza tem seu sentido no livro do Gênesis, capitulo 3,19 " porque és pó e ao pó és de voltar." Viemos de Deus e a ele precisamos rerornar. O nosso corpo mortal volta ao pó pela qual foi tirado.
A celebração das cinzas nos faz remeter ao verdadeiro sentido da conversão. converta ao teu Deus, pois não és nada. Foste tirado do pó da terra, filho de Adão. " Rasgai os vossos corações". Deixai de lado as inimizades, a hipocrisia, a falta de perdão, os ressentimentos, o passado. Olhai para o vosso coração e veja se ele está em paz È hora de nos perguntar quem sou eu?
Não usar a celebração das cinzas como forma de amuleto mágico, como muitos católicos tem feito com a simbologia das cinzas. Muitas vezes aprontamos mil e um pecado nos dias de carnaval e depois da quarta -feira de cinza estamos na fila para receber as cinzas. Isso é banalizar os sinais de Deus, é tirar o verdadeiro sentido das cinzas, pois quando é imposta a cinzas em nossas cabeças o ministro diz: " Convertei e credes no envangelho." Conversão é um gesto sério, que cabe unicamente a cada ser humano. Preciso está a altura da minha fé, da minha doutrina. Precisamos  clamar de Deus uma nova vida. Vida nova em Cristo Jesus.





Nenhum comentário: